A cidade
Home A cidade Dados Photo Album Favoritos Lazer Curiosidades

 

Biblioteca
Matriz
Associações
Geologia

 Morales Pages 2008

 

 

FUNDAÇÃO DO POVOADO

A única notícia da fundação do povoado de FORMIGA, encontra-se no livro de Saint-Hilaire : "Viagem às nascentes do Rio São Francisco". Conta este historiador que conheceu um ancião centenário e que fora o primeiro a se estabelecer neste lugar de 70 anos, e que lançou os alicerces de uma capela.

Pesquisas elaboradas por nosso historiador Dr. Leopoldo Corrêa, e lançadas em seu livro "Achegas a História do Oeste de Minas", pode ele descobrir este ancião. Trata-se do Sargento-Mor João Gonçalves, que requereu provisão da Capela em 11 de março de 1675. Pertencia Formiga a Vila e Freguesia de Tamanduá (hoje Itapecerica), era seu capelão o Padre Francisco de Paula Arantes.

 

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

 

A criação da Paróquia São Vicente Férrer se deu em 24 de setembro de 1.818. Sua elevação foi em 24 de junho de 1.832 quando a Diocese de Mariana desmembrou religiosamente o arraial da Formiga da Paroquia de São Bento de Tamanduá, criando a Freguesia de São Férrer de Formiga, ao mesmo tempo que designava para vigário, o Padre André Martins Ferreira quando em 12 de novembro de 1.832 foi implantada.

 

EMANCIPAÇÃO ADMINISTRATIVA

 

À independência eclesiástica do Arraial,segui-se com breve intervalo a emancipação administrativa, a 12 de maio de 1.839, criada por Lei Provincial a Vila e Município de Formiga. A 28 de setembro de 1.839 instalava-se a primeira Câmara Municipal Formiguense, sendo seu primeiro presidente João Caetano de Souza.

 

DELIMITAÇÃO DAS FRONTEIRAS

 

A organização e delimitação das fronteiras do Município, muito devem aos esforços do político e do advogado Dr. Manoel Teixeira, quando da sua passagem pelo Executivo Formiguense em 1.861 a 1.869. Bambuí e Piunhy eram distritos então do grande MUNICÍPIO DE FORMIGA, e a Comarca que se denominava "COMARCA DO RIO GRANDE", se estendia até os limites do Rio Grande.

 

 PRIMEIRA SESSÃO JUDICIÁRIA

 

Foi realizada a 07 de janeiro de 1.840 a primeira Sessão judiciária do Termo de Formiga, Presidiu-a o Dr. Manoel José Pinto de Vasconcelos. Acontecimento pouco vulgar naquela época e motivo de grande satisfação para o povo.

 

 EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 

A 06 de junho de 1.858, o Presidente da Província de Minas Gerais, Dr. Carlos Carneiro Campos promulgou a Lei nº 880 que elevava a Vila Nova de Formiga a categoria de Cidade.

 

horizontal rule